Nossa história

Escola Dom Javier, Rua São Bernardo, s/n. Bairro Governador Ferraz
No dia 1º de agosto de 1987 foi inaugurado o Grupo Escolar Francisco Ordônio de Vasconcelos, em cerimônia que contou com a presença do então Prefeito Municipal Tancredo Nunes de Menezes, que sentia a necessidade da existência de uma escola no Bairro Governador Ferraz, até então desprovido de tão importante instituição.

Maria do Perpétuo Socorro Rolim de Vasconcelos foi nomeada a primeira diretora, permanecendo no cargo até o ano de 1991. De 1992 a 1996, a escola foi administrada por Maria do Socorro Simão Araujo, sucedida por Edice Rolim Vieira. No quadriênio 2001-2004, já sob denominação de Escola de Ensino Fundamental Francisco Ordônio de Vasconcelos, foi dirigida por Maria de Fátima Moita. Até o ano de 2004 a escola funcionou no prédio de origem, o qual era pequeno e não oferecia conforto aos alunos, razões pelas quais oferecia apenas a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos.

Por força do Decreto Municipal nº 07-A/2005, de 4 de fevereiro de 2005, passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental Dom Francisco Javier Hernández Arnedo. No dia 30 de abril de 2005 foi inaugurado o novo prédio onde a escola funciona atualmente, em cerimônia que contou com a participação, entre outras autoridades, do então Governador do Estado do Ceará, Lúcio Gonçalo Alcântara.

Desde 2018 tem como Diretora a Professora Maquilana Fernandes Frota e dispõe, além de outros espaços físicos, de 5 salas de aula, 1 Sala de Recursos Multifuncionais, 1 Laboratório Educacional de Informática (LEI), 1 biblioteca, 1 refeitório e 1 quadra poliesportiva. Oferece à comunidade na qual está inserida as modalidades Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos - EJA.