Projetos exitosos de Matemática na Escola Dom Javier
segunda-feira, agosto 28, 2017
Por Cleidiana Coutinho
Aprender Matemátia na Escola Dom Javier tem sido muito prazeroso. Vários são os projetos executados pela professora Cleidiana Coutinho que tornam o conhecimento da disciplina divertido, dinâmico e com resultados significativos.
Um desses projetos exitosos é o Bingo com Potências e Raízes, cujo objetivo é tornar o conhecimento das potências e raízes mais fácil de recordar. Para isso, a professora inicialmente elaborou uma tabela com as potências e raízes para os alunos terem em mente. Em seguida, distribuiu uma cópia para cada aluno para a realização do bingo. A atividade é muito significativa, já que mexe com a dinâmica da aula e os alunos interagem ao tentar encontrar o resultado em sua cartela (a cartela é comprada em armarinhos e/ou papelarias e custa por volta de R$ 1,00 com 100 folhas). Normalmente a professora faz com que o "cantar" dos números sorteados seja algo que empolgue os estudantes. Os vencedores ganham prêmios. O resultado da ação é satisfatório, pois os alunos participam com muita disposição e vontade de aprender.
Segue abaixo alguns dos projetos realizados em sala de aula pela professora Cleidiana com os alunos dos 8º e 9º anos:
Compreendendo os fatos fundamentais da multiplicação. A tábua de Pitágoras trabalha os fatos fundamentais da multiplicação; Através da tábua é possível estabelecer várias relações numéricas baseadas no conhecimento que as crianças tem sobre o sistema de numeração decimal: Relações multiplicativas de dobros, triplos, metades, terços etc...; Relações aditivas por exemplo: 2+3=5; 4+3=7 etc... O conhecimento dos fatos fundamentais e das relações contidas na Tábua de Pitágoras ajuda na memorização da tabuada. O conhecimento das relações e das regularidades contidas na Tábua de Pitágoras ajuda na reconstrução das tabuadas que os alunos ainda não conseguiram memorizar.
Pré-Requisitos:
• Operações monomiais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação)
Número de jogadores: - 6 jogadores por grupo.
Materiais:
• 6 grupos diferentes de pontas das estrelas (5 pontas) que correspondem à expressão algébrica de um dos miolos.
• 6 “miolos” contendo um monômio.
Material referente a um grupo apenas.
Modo de jogar:
Cada jogador recebe um miolo e 5 pontas da estrela. Cada um deve encaixar as pontas no seu miolo, caso ela contenha como resposta o monômio que recebeu. Em consenso, o grupo escolhe um para iniciar o jogo, onde este mostrará suas cartas para o jogador ao lado, ele não mostrará a expressão que está na ponta, o jogador ao lado escolherá aleatoriamente uma ponta para pegar. Este jogador que recebeu a carta tentará encaixar no seu miolo, depois disso este jogador repetirá o processo que realizou o primeiro, processo que se repete até que um dos jogadores complete sua estrela. Caso um grupo esteja com um número menor de jogadores, serão retirados apenas os “miolos” excedentes, e as pontas serão distribuídas entre os alunos.
Autor: Antigo Egito.
Jogo:
O Moinho é um jogo ancestral de tabuleiro para dois jogadores que foi muito popular na Europa medieval Sabe-se que foi conhecido de muitas civilizações antigas. Ainda hoje goza de popularidade na Alemanha, sendo também conhecido pelos seguintes nomes: Nine Men’s Morris, Merrills, Merrelus, Marels, Marelles, Marrills, Mills, Muhle, Muller, Morrel, Moreles, Morenspel, Mylla, Mlynek, Mylta.
Objetivo:
Reduzir o número de peças do adversário a menos de três ou bloqueá-lo.
Classificação: Jogo matemático.
Material: 1 Tabuleiro e 18 peças (9 furadas e 9 lisas).
O objetivo do jogo é deixar apenas uma bolinha no tabuleiro.
Para eliminar uma bolinha, você precisa "pular" sobre ela, como no jogo de damas. Você ganha o jogo quando resta apenas uma bolinha.
Dá para escolher a forma do tabuleiro: tradicional, flecha, pirâmide.
Todos esses projetos, realizados em contexto com o conteúdo, são exitosos, pois os alunos sentem-se motivados para aprender.
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