Exposição de Projetos no Dia da Matemática

segunda-feira, maio 07, 2018


Por Cleidiana Coutinho
A necessidade de elaboração de novas metodologias de ensino para a matemática nos levou a vivenciar a semana da matemática na escola, culminando com o dia da matemática na escola, propiciando assim, uma vivência de educação matemática de qualidade, com o objetivo de despertar nos alunos da educação básica, o interesse pela disciplina, de forma participativa e dinâmica. (D’AMBRÓSIO, 1996).

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) elegeu o dia 06 de Maio como o “Dia Nacional da Matemática”. Nesse dia, a SBEM sugere que todos os lugares do Brasil, promova a realização de eventos comemorativos a essa data, com o intuito de revelar essa ciência como área de conhecimento, mostrando sua história, suas relações com outras áreas de conhecimento, propondo uma discussão em relação a alguns mitos sobre o ensino de matemática na atualidade.

Em memória ao matemático, escritor e educador Júlio César de Melo e Souza, conhecido como Malba Tahan, a data escolhida para o dia nacional da matemática, 6 de Maio, marcou o seu centenário de nascimento. Ele foi um dos maiores contribuintes da divulgação da matemática no exterior e no Brasil. Por meio do projeto de lei da Deputada Federal, professora Raquel Teixeira – PSDB- GO (2004), o Congresso Nacional Brasileiro estabeleceu o Dia Nacional da Matemática a ser comemorado em todo o território brasileiro.

As principais obras de Malba Tahan são: O Homem que Calculava, A Sombra do Arco-Íris, O Escândalo da Geometria, AZUL – Contos e Lendas Orientais, O Jogo do Bicho à Luz da Matemática, As Maravilhas da Matemática, Al Karismi, Belezas e Maravilhas do Céu, dentre as suas obras a mais famosa é “O homem que calculava”

A obra mostra uma grande quantidade de contos árabes, que apresenta o caminho de um escritor persa, que viaja por inúmeros lugares provando a excepcional rapidez para soluções de problemas matemáticos. O livro é organizado de forma que os contos que envolvem problemas matemáticos.

O nosso maior objetivo com esse projeto na escola é: Incentivar os discentes para aprender a se comunicar matematicamente, ou seja, representando, descrevendo e apresentando trabalhos de forma precisa, estabelecendo relações entre diferentes representações matemáticas, tais como a aritmética, álgebra, geometria e estatística em meio a conhecimentos de história da matemática.
O evento foi realizado dia 4 de maio no pátio da escola




Professora de Matemática, Cleidiana Coutinho, responsável pelo evento 
Nossos alunos deram show de competência e dedicação






















Nossos professores marcaram presença na exposição



Momento da divulgação do resultado
Nossas medalhistas


Parabenizamos a Professora Cleidiana e os alunos pelo brilhante evento em comemoração ao Dia da Matemática

Você também pode gostar

0 comentários