Dom Javier em passeata pelo PETECA

sábado, abril 27, 2019

Por Keciana Moura
Durante este mês de abril a Escola Dom Javier trabalhou com os alunos ações relacionadas ao Programa PETECA (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente). Na ocasião, os estudantes foram sensibilizados sobre as piores formas do trabalho infantil. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas potencialidades, através de desenhos e pinturas.

Uma das ações bastante significativas e impactantes foi a passeata que ocorreu no Bairro Governador Ferraz, tendo como objetivo principal sensibilizar a comunidade para a erradicação do trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. A passeata foi realizada no dia 25 de abril às 9h da manhã, com o apoio do DEMUTRAN, da Secretaria de Educação de Tianguá, conduzida pela Coordenadora Municipal do PETECA, Micaele Cardoso dos Santos.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 2,6 milhões de crianças e adolescentes são expostos a situações de trabalho infantil no Brasil. A pesquisa tem como base os números do IBGE, e traz as regiões Nordeste e Sudeste como locais onde esse tipo de trabalho é mais comum, mas abre discussão para a região Sul que, proporcionalmente, lidera a concentração desses jovens nessa condição, tendo 100% das crianças entre cinco e nove anos trabalhando na área rural.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados pelo IBGE, existiam, na data da pesquisa, 1.835.000 crianças e adolescentes trabalhando em atividades econômicas e 716 mil em atividades de sobrevivência (produção para próprio consumo).

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizou um estudo sobre os dados da PNAD 2016 para verificar o total de crianças e adolescentes que trabalhavam, tendo chegado ao número de 2.391.000 casos de trabalho precoce, sendo 1.835.000 em atividades econômicas e 556 em atividades de autoconsumo. Analisando os dados divulgados pela PNAD 2016 e o resultado do levantamento feito pelo FNPETI, é possível concluir que cerca de 160.000 crianças e adolescentes exerciam tanto atividades econômicas quanto atividades de autoconsumo.

No tocante ao Estado do Ceará, o levantamento do FNPETI apontou 85 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho, sendo 61 mil em atividades econômicas e 24 mil em atividades de autoconsumo.

A Escola Dom Javier abraça a causa contra o trabalho infantil, fazendo jus ao seu slogan que é educar para a cidadania e inclusão social. 
Diretora Maquilana, Coordenadoras Keciana e Vivânia e Coordenadora do PETECA Micaele
A passeata percorreu o Bairro da escola (Governador Ferraz)
Micaele Cardoso dos Santos, Coordenadora Municipal do PETECA
Com uma equipe dessas, o sucesso é garantido!
Diretora Maquilana
Agradecemos a todos os envolvidos em mais essa exitosa ação da escola

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Excelente campanha. Parabéns a todos que fazem a Escola Dom Javier. Parabenizo, também, a todos os educadores de Tianguá, nas pessoas da Coordenadora Municipal do Peteca, Micaele Cardoso, e da Secretaria Municipal de Educação, Jayne Aguiar, pelo excelente trabalho de conscientização que vem sendo feito em todas as escolas do Município.

    ResponderExcluir